Language

Indústria brasileira deve retomar crescimento em 2018

Post 5

 

 Segundo uma avaliação do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, a indústria brasileira deverá voltar a crescer somente em 2018.

Para ele, o retorno deve acontecer lentamente pois depende do otimismo do empresariado e do aumento do mercado interno e das exportações. Além disso, a demanda interna precisa ser reaquecida e o governo precisa retomar as negociações de acordos comerciais que estimulem as vendas ao exterior.

 A CNI informou ainda que em comparação com o mês anterior, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) recuou 1,4 ponto, registrando 52,3 pontos em outubro. Porém mesmo com a queda o indicador continua acima da linha divisória dos 50 pontos que separa o otimismo do pessimismo. 

 Ainda de acordo com o levantamento, a confiança diminuiu em todos os portes de empresas. Pequenas e médias indústrias tiveram a maior queda. Nas pequenas, o Icei caiu de 50,5 pontos em setembro para 48,7 pontos em outubro. Nas médias, o indicador recuou de 52,9 pontos para 51,0 pontos. Nas grandes indústrias, o índice passou de 55,7 pontos para 54,6 pontos. 

 Segundo o estudo, a queda do Icei em outubro se deve, principalmente, a uma reavaliação das expectativas em relação ao desempenho da economia e das empresas nos próximos seis meses. O indicador de expectativas caiu 1,9 ponto em relação a setembro e ficou em 56,8 pontos. Mesmo estando otimistas quanto ao futuro, os empresários ainda veem piora na situação atual das empresas e da economia. O índice de condições atuais foi de 43,3 pontos em outubro, contra 44 pontos em setembro, mantendo-se abaixo dos 50 pontos.

 Esta edição da pesquisa ouviu 3.048 empresas em todo o País entre os dias 3 e 14 de outubro. Dessas, 1.198 são pequenas, 1.152 são médias e 698 são de grande porte.

Fonte: Estadão

Imagem: Exame