Language

Acordo entre Mercosul e União Europeia

Post 2

 

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, afirmou ontem (25) que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia deve ser assinado somente em 2018.  Isso porque segundo ele as eleições na Alemanha e na França representam um entrave à celebração do acordo de livre comércio entre os dois blocos já no ano que vem.

Para a consultora em Comércio Exterior e Negociações Internacionais e diretora da AG Global, Alexandra Calixto Gioso, “outro obstáculo que pode dificultar a negociação é o fato do setor agrícola europeu não concordar com o acordo. Segundo os produtores europeus, há risco de grande perda de mercado com a aproximação do bloco, já que o Mercosul é o principal fornecedor de produtos agrícolas da União Europeia”, afirmou.

Uma nova rodada de negociação deve acontecer no primeiro trimestre do ano que vem e o ministro informou que, para facilitar as transações comerciais com mercados internacionais, o portal único de comércio exterior do governo colocará no ar até o fim do ano o módulo de exportação pelo modal aéreo. No primeiro semestre de 2017, será lançado o modal marítimo e, na segunda metade do ano que vem, o módulo de importação.

A ferramenta deve reduzir o prazo médio das dos processos de exportação de 13 para 8 dias e o das importações de 17 para 10 dias, gerando uma economia de US$ 23 milhões com a eliminação de papel de acordo com estimativas feitas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Fonte: Isto É